Demissão assistida - O que sua empresa ganha com isso?
Desligamentos são inerentes aos negócios e as condições para fazê-los variam de empresa para empresa. Demissões, em geral, têm custos emocionais e financeiros tanto para quem fica quanto para quem sai e, independente do porte da companhia, podem gerar impactos negativos em diversas áreas:
1- Pessoal. Momentos de incerteza e dificuldade geram estresse e o profissional desligado que retorna desassistido ao mercado pode ter dificuldade em se recolocar. Sem aconselhamento e apoio, o emocional pode dominar e o momento da transição ser marcado por desmotivação e paralisação, impedindo a visualização de novas oportunidades e o entendimento prático das necessidades de desenvolvimento.
2- Desempenho. O clima de “eu sou você amanhã” cria um ambiente de medo e insegurança entre os colaboradores que permanecem, podendo afetar seus resultados. Evitar erros e não assumir riscos passam a ser o principal comportamento e a postura proativa passa a ser substituída pela defensiva.
3- Liderança. Gestores podem ter a influência prejudicada pela falta de confiança e o engajamento da equipe diminui. Além disso, como estão suscetíveis às mesmas sensações que os demais, podem se sentir inseguros, contrariados e frustrados com as decisões tomadas.
4 – Imagem. Apesar de não afetar diretamente todos que se relacionam com o negócio (stakeholders), uma demissão pode mudar a forma como consumidores, fornecedores, clientes e futuros colaboradores enxergam a empresa e influenciar suas decisões relacionadas a ela no futuro.
Ainda que em tempos onde decisões são tomadas cada vez mais rapidamente, desligamentos, em massa ou não, devem receber atenção para poupar empresa e colaboradores de desgastes extras. Demissões estruturadas e planos bem definidos não só reforçam o cuidado da empresa com seus stakeholders como fortalecem relações trabalhistas, consolidam a marca empregadora, poupam os profissionais emocionalmente, garante a manutenção de um ambiente produtivo e inovador, mantêm gestores engajados, evitam custos financeiros e não prejudicam futuras contratações.
Para tal, uma mentalidade de apoio deve ser desenvolvida, onde os fundamentos façam parte da cultura da empresa. Ela pode acontecer em três etapas:
1 – Opções. Demitir é uma decisão extrema e deve ser bem refletida, esgotando todas as possibilidades de evitá-la. Vale pensar em possibilidades como:
. Assessments para avaliar a condição e o potencial do colaborador e apresentar opções de reposicionamento na companhia;
. Treinamentos que possam aumentar o conhecimento, o desempenho comportamental e os resultados;
. Job rotations que possam ser uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos, competências e experiências.
2 – Planejamento. Se demitir for a única opção, desenvolva um plano de ação que busque mitigar os impactos tentando definir:
. QUEM, fará a comunicação e o que será dito ao profissional desligado
. QUANDO e onde será feita a comunicação
. COMO a mesma será feita
Evitando burocracias é possível elaborar o processo simples, objetivo e eficiente em tempo hábil.
3 – Apoio. Na maioria das vezes o colaborador vai para o mercado de trabalho sem nenhuma orientação. Para muitos profissionais esta é uma experiência totalmente nova e nenhum deles conhece a complexidade e as dificuldades que estão por trás de uma transição de carreira. Além disso, na maior parte das vezes, estão abalados emocionalmente, confusos ou surpresos com a notícia. A empresa pode ter um papel importante no sucesso da jornada de recolocação do profissional ao oferecer uma transição tecnicamente assistida (outplacement).
Considerando as limitações estruturais características de cada empresa é possível desenvolver uma cultura de apoio que diminua as consequências negativas da demissão e que despertará sentimentos positivos em relação ao processo e a empresa.
Otimizamos as melhores práticas de mercado
Nossos consultores possuem vasta experiência de mercado e utilizam a tecnologia como ferramenta para a criação de processos ágeis que permitem o real entendimento dos desafios de cada empresa e garantem resultados de alto impacto positivo.